quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Música - He ain't heavy; he is my brother (The Hollies - 1969)




 
Música - He ain't heavy; he is my brother (The Hollies - 1969)
  Ele não pesa. Ele é meu irmão
  
Quantas vezes eu e você não ouvimos esta canção?

Mas, como eu, você também, suponho, desconhecia as circunstâncias em que ela foi inspirada...
 Esta é uma música sobre a entidade "Missão dos Orfãos", de Washington. Foi lá que ficou eternizada a música "He ain't heavy; he is my brotherdos "Hollies ". A história conta que certa noite na sede da entidade, durante uma forte nevasca, um padre plantonista ouviu alguém bater na porta e ao abri-la viu um menino coberto de neve, com poucas roupas, trazendo nas suas costas, um outro menino mais novo.
 A fome estampada nos rostos, o frio e a miséria dos dois comoveram o padre. O sacerdote mandou-os entrar e comentou com o garoto: "Ele deve ser muito pesado." E ele respondeu: "Ele não pesa, ele é meu irmão" (he ain't heavy; he is my brother).
 Não eram irmãos de sangue; eram irmãos da rua.
 
O autor da música soube do caso e se inspirou para compô-la. E da frase fez-se o refrão.
 
Esses dois meninos, foram adotados pela instituição.

He ain't heavy; he is my brother (The Hollies - 1969)
The road is long 
With many a winding turn 
That leads us to who knows where 
Who knows when 
But I'm strong 
Strong enough to carry him 
He ain't heavy; he's my brother 
So on we go 
His welfare is of my concern 
No burden is he to bear 
We'll get there 
For I know 
He would not encumber me 
He ain't heavy; he's my brother 
If I'm laden at all 
I'm laden with sadness 
That everyone's heart 
Isn't filled with the gladness 
Of love for one another 
It's a long, long road 
From which there is no return
While we're on the way to there 
Why not share 
And the load 
Doesn't weigh me down at all 
He ain't heavy; he's my brother 
He's my brother 
He ain't heavy, 
he's my brother...
 
Ele não pesa; ele é meu irmão

A estrada é compridaCom muitas curvas dificeisQue nos leva aQuem sabe onde, quem sabe onde Mas eu sou forteForte o bastante para carregá-lo Ele não pesa; ele é meu irmãoE assim continuamosO bem-estar dele é problema meuEle não é nenhuma carga para mimNós chegaremos láPois eu seiEle não seria um estorvo para mim, oh nãoEle não pesa; ele é meu irmãoAgora, se estou realmente sobre carregadoEntão estou sobrecarregado de tristeza(De saber) que o coração de todo mundoNão está cheio de gratidãoOu de amor, um pelo outroÉ uma estrada muito compridaDa qual não há retornoE enquanto estamos indo para láPor que não partilhar?E a carga (dele)Não vai me pesar de jeito algumEle não pesa; ele é meu irmão.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário