sexta-feira, 19 de outubro de 2012

"A FRANÇA" - UN PAYS QUE J'AIME BEAUCOUP!

Oct 29, '07 9:43 PM
for everyone


Uma das coisas que eu mais gosto na vida é VIAJAR!
Eu   A-DO-RO  VIAJAR!
Um dos países que eu mais tenho visitado é a FRANÇA. Isso porque tenho muitos amigos lá, alguns reais e outros virtuais. E é graças a eles, e às custas de muita economia para juntar "dim-dim", que eu consigo realizar essas viagens.
Logo falarei um pouco sobre os meus amigos.
Eu aprendí o francês, é claro! E é por isso que colocarei alguns textos e alguns PPS nessa lingua aqui no meu BLOG. Também para que meus amigos francêses, que aqui me visitarem, possam encontrar algo que consigam ler e entender. Muito justo, não é mesmo?
EXISTE COISA MAIS LINDA E ROMÂNTICA?

Torre Eiffel à noite ( 480x640 )
Quer ver mais fotos lindas?
Entre aqui e delicie-se!
                                          

OS AMIGOS NA FRANÇA
"LE PLUS BEAU. DANS L'AMITIÉ, CE N'EST PAS LA MAIN TENDUE, NI LE SOURIRE, NI LA PROXIMITÉ, MAIS C'EST LE SENTIMENT EXALTANT D'AVOIR QUELQU'UN QUE L'ON PEUT CROIRE, À QUI L'ON PEUT FAIRE CONFIANCE."
                                                                 
                      Ralph Emerson
                                       

Meus primeiros amigos que foram morar na França são:
 Gislene ( brasileira de Natal) e   Arnaud ( francês). 
Nos conhecemos aqui em Curitiba, quando eu fazia o Censo 2000. Quando Arnaud terminou seu trabalho aqui na Renault e foi embora, levou a Gislene com ele e lá eles se casaram.

                                 

 Claro que eu fui ao casamento!






E de lá para cá, fui visitá-losmuitas outras vezes! 

 E dessa uniãoBRASIL X FRANÇA...  hoje eles já têm um filhinho lindo, o Thiago, e agora a família vai 

aumentar porque ela está 

grávida novamente.

                                    

Então... nessas minhas idas à casa de Gislene, foi que conheci pessoas maravilhosas como:

Maria e Pierre
Ela de Fortaleza e ele francês. Os dois são ótimos e Pierre já tem a metade do seu coração brasileiro!




O Pierre é super divertido! Eu adoro esses dois!
Tomar champagne na França não é nada mal!
Foi o início de uma boa e feliz amizade!

 






Aqui nós duas estamos curtindo a Festa da "Armada" en Rouen- 2003

              
       "Rien ne réjouit autant que la fidèle, la véritable amitié".  (Sénèque)  


      
    

José
(Estou aguardando autorização para colocar a foto de José aqui)

José, eu conhecí através de um grupo de amizade no Yahoo. Ele é filho de espanhóis, nascido em Paris, onde mora.
É um rapaz sério e muito educado. Recebeu-me em sua casa e passamos a Páscoa de 2004 passeando pelos
 "JARDINS DE LUXEMBURGO".  
Palácio de Luxemburgo ( 640x480 )
Até hoje, mantemos contato e quando volto à França a gente sempre se revê. Este ano mesmo, passeamos e almoçamos juntos. Ele, sua namorada Catherine e eu.
José, uma pessoa muito especial!
Existe a promessa de que um dia ele virá conhecer o Brasil. Estou aguardando que a cumpra, para que eu possa assim retribuir a sua hospitalidade e amizade!        
                                      

Daí... em 2004 estando na França, aproveitei uma promoção e fui conhecer a TUNÍSIA,país onde mora um amigo virtual muito querido chamado...

Moktar


 Moktar habita em DOUZ, cidade denominada de a "Porta do Deserto", porque alí começa o deserto do Saara.
Foi aí que eu fiz uma caravana em dromedários pelo Sahara!
Me apaixonei pelo deserto do Sahara!! Lindo! Maravilhoso!

Olha só que figuraaaa!

O meu contato com o tunisiano Moktar existe desde 2002, quando comprei meu pc.
Infelizmente, quando estive lá na Tunísia não foi possível realisar o desejo de nos conhecermos pessoalmente. Mas desde já, eu estou convidada para o seu casamento que será em Junho de 2008. Ele me disse que o convite está feito desde agora, para que eu possa juntar o dinheiro para a passagem!
Se Deus quiser irei sim! A TUNÍSIA é maravilhosa, seu povo simpático e acolhedor. Desejo realmente rever esse país tão lindo e exótico!


Entrada da Medina em Tunis.
                                       

Durante essa minha viagem à Tunísia, numa excursão repleta de francêses, é claro! Eu, a única brasileira no pedaço, conhecí e fiquei amiga do casal:


Annette e Jean Claude
          

Numa loja de tapetes em KAIROUAN.



                           Nós duas na Medina de Tunis.




                                
  Essa viagem à Tunísia foi Ma-ra-vi-lho-sa!!!!!!!!!!!!!

Nos demos tão bem que continuamos o nosso contato pela internete.
 E este ano, 2007, fui passar 2 meses na França e fiquei muitos dias na casa deles em ORLÉANS. Além de, também ter visitado os demais amigos.
Foi muito bom!
Passeamos bastante e me fizeram conhecer praticamente todo o Vale do Loire, com seus castelos magníficos!
                                  Chateau de Sully-sur-Loire

 

Comí muuuuuuuuito pão(adoro a baguete francesa!)! Tomei muuuuuuuuuuito vinho! Comi muuuuuuuuuuuuuuito queijo! Ahhhhhhhhhhhhhhh!
Coisa boa!
À mes amis très grand merci!
                                          






                                             

Aproveitando mais uma vez minha estada na França, fui conhecer o 

MARROCOS!!!

                 
E novas amizades vão acontecendo... então conhecí a...

Sophie
Que delícia de "Couscous"!!!!! Saboreado no meio do Deserto do Sahara, preparada pela irmã de Khalid!
Hummmmmmmmmm!

                   Entre todos que participavam da excursão, nós tivemos mais  afinidades por vários motivos: Ela é filha de portugueses e o fato de falar minha lingua nos aproximou mais. Também, pela sua simpatia e gostos em comum, além do fato de termos enfrentadas juntas, os problemas que tivemos com o guia e de alojamento no Hotel em Marrakech.
                                   

                   Continuamos em contato e para mim, ela é uma pessoa que tenho a imensa alegria em guardar no meu coração!

                              

"Nos amis font partie de notre vie! Sauvorons cette richesse."              
                                           



Chantal

É outra amiga virtual. Ela me foi apresentada por um amigo argelino, também virtual, chamado Ali Koriche.
 Durante muitos anos a gente se comunicou pelo MSN, até o dia em que fui para a França e ela me convidou para ir à AMIENS, passar uns dias em sua casa, e nos conhecermos pessoalmente.
Foi uma alegria imensa! Passei uns dias maravilhosos com ela e sua família! Todos sem exceção, muito gentis e simpáticos!
        
Só não passeamos mais, porque neste verão choveu muito e a chuva atrapalhou nossos planos de passeio.
Mas valeu a pena e sabemos que nossa amizade vai durar por muito, muito tempo, se Deus o permitir!


 Chantal é uma pessoa de grande coração!
                                     


A família de Chantal: Jacquie, seu esposo, sua filha Dorine e seu netinho Maxence.
Todo mundo saboreando uma verdadeira "CAIPIRINHA" preparada por mim!
A-DO-RA-RAM!!!!!

                               
             
  Foram poucos dias que passei entre eles, mas foi bastante o carinho recebido de todos!     



Merci Chantal de toute mon coeur!    
             
                                        



        
                                           

 "Au fond, ce sont nos relations avec les autres qui donnent à la vie toute sa valeur"(Guillaume de Humboldt)


"Rien ne réjoit autant que la fidèle, la véritable amitié." ( Sèneque)
                                                            
                                
                                                               L'AMI



L’ami il peut- être  un  poisson dans la mer, soit un requin ou un dauphin ou un tout petit poisson.
L’ami il peut- être, un chien, un chat une gazelle, ou un lion
L’ami il peut -être un tout petit oiseau, un rossignole, un aigle ou un faucon
L’ami il peut -être un  livre, une guitare un piano
L’ami il peut- être un être humain un homme, une femme jeune ou âgé, riche ou pauvre
L’ami il peut -être un  proche ou un  lointain 
Il faut accepter son caractère ,il faut le croire, il faut l’aimer, avoir une tendresse pour lui, un respect , un amour , une fidélité une confiance .
Les amis sont par catégorie :
Ami du cartier, ami d’enfance, ami du village, ami du prison, ami d’hôpital, etc.
Et les amis du net, c’est différant  
Un proverbe en arabe dit : il faut me croire ou me quitter
Alors on trouve que  la loyauté, la franchisse sont la seul clé d’or pour l’amitié et après il vient la confiance.
La loyauté la franchisse sont indispensable, et obligatoire pour l’amitié et pour l’amour
Et dans l’absence de la loyauté et la franchise il n’y aura pas de confiance alors pas d’amitié pas d’amour.
 
 
                     

J’ai des larmes aux yeux
De joie, et de gaîté
J’ai le sourire sur mes lèvres
Par tes salutations
Par tes messages
Par tes mots musical
Par tes phrases de tendresse
Tu demandes mes nouvelles
Tu me consoles
Tu es là quand j’on ai besoin
Mon ami(e) c’est quoi ta récompense
Si je te dis merci ne suffit pas
Mais je ne t’oublierais pas
Ton amitié a une place dan mon cœur
Vive l’amitié, l’amitié sincère

25/04/07
14h : 57mn
Casablanca- Maroc
MOHAMED

L'auteur de cette poésie est d'un ami virtuel, du groupe d'Amitié sur Yahoo.
De temps en temps il nous envoye des belles poésies
 
 
                   
 
 
                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário