quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"MINHA MÃE DAURA

Feb 26, '08 1:51 PM
for everyone
                   MINHA MÃE
"DAURA"  
    


"Você pode derramar lágrimas por ela ter partido ou sorrir por ela ter vivido".






Nesta foto ela está com 42 anos.


Mamãe era uma morena lindíssima de olhos verdes!

Nenhuma das suas filhas puxou por ela na cor dos olhos e na beleza.
 Alguns diziam que ela se parecia com uma artista de cinema! E tinham toda razão pois ela era bela e vaidosa! Tudo que ela vestia lhe caía bem!  Mesmo os vestidos mais simples a deixava elegante! !



Gostava muito de jóias! ( Eu também! Porque será?) Não deixava de usar um brinco ou um anel, ou uma pulseira.
Mamãe nos deixou em 22 de julho de 2002 aos 84 anos, vítima de um câncer traiçoeiro. Ah! Mamãe, quanta saudade a senhora deixou!
Hoje ela estaria completando 90 anos.
Mulher prendada...mãos de fada... fazia lindos bordados para ela e pegava encomendas. Depois começou a pintar em tecidos e seus trabalhos eram admirados por todos! Suas coisas chegaram até aos Estados Unidos, e ela ficava toda orgulhosa disso!
Auto didata que era, vivia sempre curiosa, olhando e aprendendo de tudo um pouco. Fazia coisas maravilhosas em bordado e pinturas.
Sempre foi vaidosa consigo mesma e conosco. Cheirosa...caprichosa! Mandava fazer meus vestidinhos e as vezes os bordava. Eu ficava toda exibida, orgulhosa de usá-los!



O que ela mais adorava era VIAJAR e ir ao CINEMA. Ah! Nisso eu puxei por ela, sem dúvida alguma!!!
Um grande dom que ela tinha era o de ajudar as pessoas, principalmente se estivessem doentes, ou para ganhar nenên. Quantas vezes, nos deixava em casa e passava dias e noites em claro na cabeceira de algum doente, ou então para ajudar o médico da cidade a trazer uma nova vida ao mundo!
As pessoas também a procuravam para aplicar-lhes uma injeção, ou para furar as orelhas de alguma menininha para colocar o brinquinho que a mãe trazia contente!

Todo final de ano fazia vestidos novos para as bonecas e também costumava fazer roupinhas de bebê que doava na Santa Casa. Para aqueles que nasciam sem ter o que vestir, dizia ela. Nunca fomos ricos nem financeiramente confortáveis, mas a riqueza de seu coração era inigualável!
Nunca ví mamãe parada! Sempre estava bordando, lendo ou arrumando a casa ou cozinhando.

" O JORNAL DAS MOÇAS" - Sua revista favorita e a única que ela comprava!
                     

Temas como beleza, bem-estar, moda, lar e relacionamentos preencheram as páginas de publicações como Jornal das Moças, Vida Doméstica, Almanaque Eu sei tudo, que seriam publicados no Brasil já nas primeiras décadas do século XX.(1940-1950) Alguns temas que eram tratados nas revistas feministas permaneceram nessas publicações, como as discussões sobre o papel feminino no lar e na sociedadee também várias referências a Hollywood.
Dalí ela tirava os modelos para suas e nossas roupas, de riscos para bordar, de receitas, etc. Onde também aprndia muitas coisas, pois era uma revista de assuntos bastante variados. Eu e minhas irmãs também gostávamos de lê-la.
Ah! Se eu fosse ficar escrevendo sobre a mamãe!.......Ficaria aqui por tempo indefinido!


              Mamãe foi uma presença marcante na minha vida! Infancia...adolescência...juventude...mesmo depois de estar casada, ela  estava lá, sempre que eu precisasse dela!
Ela tinha idéias avançadas para a sua época! Idéias sobre educação dos filhos, saúde, comportamento, moda, etc. E sempre procurou nos passar esses conhecimentos.
Tive a sorte de tê-la tanto tempo entre nós! Só lamento ter sempre morado tão longe dela, depois que eu me casei e vim morar no interior do Paraná. A distância dificultou a convivência entre eu, ela e os meus filhos, seus únicos netos, que ela adorava de paixão!

ELA SE FOI...A SAUDADE FICOU...MAS A SEMENTE QUE ELA PLANTOU GERMINOU E DEU FRUTOS!!


Mãe presente de Deus




Para completar o homem, Deus a fez mulher...
Mas para participar no milagre da vida, Deus a fez mãe.

Para liderar uma casa, Deus a fez mulher...
Mas para edificar um lar, Deus a fez mãe.

Para estudar, trabalhar e competir, Deus a fez mulher...
Mas para guiar a criança insegura, Deus a fez mãe.

Para os desafios da sociedade, Deus a fez mulher...
Mas para o amor, a ternura e o carinho, Deus a fez mãe.

Para fazer qualquer trabalho, Deus a fez mulher...
Mas para embalar o berço e construir um caráter, Deus a fez mãe.

Para ser princesa, Deus a fez mulher...
Mas para ser rainha, Deus a fez mãe.


Minha mãe foi assim...Luz e Raio de Sol em nossas vidas!


Obrigada mamãe!
Angela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário