quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"ORAÇÃO A MIM MESMO" (port. esp.)

Sep 8, '08 5:24 PM
for everyone
"ORAÇÃO A MIM MESMO"


Eu achei esta oração lindíssima! O autor devia estar num momento especial de consciência plena da alma, corpo e coração, para escrever algo tão cheio de amor e verdade!!




"ORAÇÃO A MIM MESMO"

Que eu me permita
olhar e escutar e sonhar mais.
Falar menos.
Chorar menos.
Ver nos olhos de quem me vê
a admiração que eles me têm
e não a inveja que, prepotentemente, penso que têm.

Escutar com meus ouvidos atentos
e minha boca estática,
as palavras que se fazem gestos
e os gestos que se fazem palavras.

Permitir sempre
escutar aquilo que eu não tenho
me permitido escutar.

Saber realizar
os sonhos que nascem em mim
e por mim
e comigo morrem por eu não os saber sonhos.

Então, que eu possa viver
os sonhos possíveis
e os impossíveis;
aqueles que morrem
e ressuscitam
a cada novo fruto,
a cada nova flor,
a cada novo calor,
a cada nova geada,
a cada novo dia.

Que eu possa sonhar o ar,
sonhar o mar,
sonhar o amar,
sonhar o amalgamar.

Que eu me permita o silêncio das formas,
dos movimentos,
do impossível,
da imensidão de toda profundeza.

Que eu possa substituir minhas palavras
pelo toque,
pelo sentir,
pelo compreender,
pelo segredo das coisas mais raras,
pela oração mental
(aquela que a alma cria e
que só ela, alma, ouve
e só ela, alma, responde).

Que eu saiba dimensionar o calor,
experimentar a forma,
vislumbrar as curvas,
desenhar as retas,
e aprender o sabor da exuberância
que se mostra
nas pequenas manifestações
da vida.

Que eu saiba reproduzir na alma a imagem
que entra pelos meus olhos
fazendo-me parte suprema da natureza,
criando-me
e recriando-me a cada instante.

Que eu possa chorar menos de tristeza
e mais de contentamentos.

Que meu choro não seja em vão,
que em vão não sejam
minhas dúvidas.

Que eu saiba perder meus caminhos
mas saiba recuperar meus destinos
com dignidade.

Que eu não tenha medo de nada,
principalmente de mim mesmo:
- Que eu não tenha medo de meus medos!

Que eu adormeça
toda vez que for derramar lágrimas inúteis,
e desperte com o coração cheio de esperanças.

Que eu faça de mim um homem sereno
dentro de minha própria turbulência,
sábio dentro de meus limites
pequenos e inexatos,
humilde diante de minhas grandezas
tolas e ingênuas
(que eu me mostre o quanto são pequenas
minhas grandezas
e o quanto é valiosa
minha pequenez).

Que eu me permita ser mãe,
ser pai,
e, se for preciso,
ser órfão.

Permita-me eu ensinar o pouco que sei
e aprender o muito que não sei,
traduzir o que os mestres ensinaram
e compreender a alegria
com que os simples traduzem suas experiências;
respeitar incondicionalmente
o ser;
o ser por si só,
por mais nada que possa ter além de sua essência,
auxiliar a solidão de quem chegou,
render-me ao motivo de quem partiu
e aceitar a saudade de quem ficou.

Que eu possa amar
e ser amado.

Que eu possa amar mesmo sem ser amado,
fazer gentilezas quando recebo carinhos;
fazer carinhos mesmo quando não recebo
gentilezas.

Que eu jamais fique só,
mesmo quando
eu me queira só.

Amém.


Oração a Mim Mesmo - Oswaldo Antônio Begiato

PERMÍTEME
 
Que yo me permita
mirar, escuchar, y soñar más.
Hablar menos.
Llorar menos.
 
Ver en los ojos de quienes me miran, la admiración que me tienen...
y no la envidia que prepotentemente pienso que sienten

Escuchar con mis oidos atentos y mi boca estática,
las palabras que se hacen gestos y los gestos que se hacen palabras.
 
Permitir siempre escuchar aquello
que yo no tengo permitido escuchar.

Saber realizar los sueños que nacen en mi y por mi,
y conmigo mueren, por yo no saber que son sueños.
 
Entonces, que yo pueda vivir
los sueños posibles y los imposibles;
aquellos que mueren y resucitan
a cada nuevo fruto, a cada nueva flor,
a cada nuevo calor, a cada nuevo rocío,
a cada nuevo día.
 
Que yo pueda soñar el aire,
soñar el mar, Soñar el amar.

Que yo me permita el silencio de las formas, de los movimientos,
de lo imposible, de la imensidad de toda profundidad.

Que yo pueda substituir mis palabras
Por el toque, Por el sentir,
Por el comprender, Por el secreto de las cosas mas raras
Por la oración mental
(aquella que el alma cria y
que sólo ella escucha,
y sólo ella responde).

Que yo sepa dimensionar el calor, experimentar la forma,
vislumbrar las curvas, diseñar las rectas,
y aprender el sabor de la exuberancia que se
muestra en las pequeñas manifestaciones de la vida.

Que yo sepa reproducir en el alma,
la imagen que entra por mis ojos
haciéndome parte suprema de la naturaleza,
creándome y recreándome a cada instante

Que yo pueda llorar menos de tristeza
y más de alegrías.

Que mi llanto no sea en vano,
Que en vano no sean mis dudas.

Que yo sepa perder mis caminos,
pero que sepa recuperar mis destinos con dignidad.
 
Que yo no tenga miedo de nada,
principalmente de mi mismo:
- Que yo no tenga miedo de mis miedos!
 
Que me quede dormido cada vez que vaya a derramar lágrimas inútiles,
y despierte con el corazón lleno de esperanzas
 
Que yo haga de mi, un hombre sereno
dentro de mi propia turbulencia.
sabio dentro de mis límites
pequeños e inexactos
humilde delante de mis grandezas gafas e ingenuas
(que yo me dé cuenta cuan pequeñas son mis grandezas,
y cuan valiosa es mi pequeñez).
 
Que yo me permita ser madre,
ser padre, y, si fuere necesario,
ser huérfano.
 
Permítame yo enseñar lo poco que sé
y aprender lo mucho que no sé.
traducir lo que los maestros enseñaron
y comprender la alegría con que los simples
traducen sus experiencias;
Respetar incondicionalmente el ser;
el ser por si solo, por más nada
que pueda tener más allá de su esencia.
Auxiliar la soledad de quien llegó,
rendirme al motivo de quien partió,
y aceptar la alegría de quien quedó
Que yo pueda amar y ser amado.
Que yo pueda amar aún sin ser amado
Hacer gentilezas cuando recibo cariños;
hacer cariños aunque no reciba gentilezas
Que yo jamás quede solo,
aún cuando yo me quiera solo.
Autor: desconocido
Mar te dice al oído:
Preciosa reflexión a la vida,
que deberíamos tener siempre presente....

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário