quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"PARA TODAS AS MAMÃES DO MUNDO!" (port-. fr.)




        Eu não tenho mais minha mãezinha na minha vida, mas ela está sempre presente no meu dia a dia, em cada coisa que faço, cada comida que preparo, em cada ponto de bordado, cada artesanato que faço, cada oração, cada gesto... pois tudo que eu sei, tudo que eu acredito, foi ela quem me ensinou.               Foi ela quem me educou e esteve presente em cada minuto de minha vida.
      À ela e à todas as mães eu deixo aqui minha homenagem:







Não só hoje, mas todos os dias
Penso em ti com meu carinho
Ao ver-me forte cheio de vida
Devo a ti que me guiaste.

Deu-me a vida
Ensinou-me a vivê-la
Dos problemas resolvê-los
Dos medos me deste as mãos
Fazendo calmo meu coração.

Muitas vezes
Não só Mãe foste pra mim
Pai, amigo, irmão, companheira das brincadeiras.

Sempre davas um jeitinho
De poder me acompanhar.
Segurou as minhas mãos
Me mostrando o caminho a seguir

Hoje sei como sofreste
Quando enfim soltou-me as mãos
Para que eu seguisse em frente.

Hoje sei
Que aplaude meus sucessos
Se entristece com meu pranto
Sei também que sempre estás
Braços abertos a me esperar.

Quero hoje minha
Mãe Te dizer de coração
Peço a Deus que te abençoe
Sempre em minha oração

E te abraço hoje e sempre
Com muito Amor e Gratidão.









À VOCÊ...

À você...
Mãe jovem,
Mãe velhinha,
Mãe rica ou pobrezinha.
À você,
Mãe solteira, Mãe sózinha,
Mãe de um ou de muitos,
Mãe do filho que não veio ou do que já se foi.
À você,
Mãe preta, Mãe branquinha,
Mãe corajosa, que educa seus filhos, todos os dias e todo momento.
Mãe que trabalha fora e dentro de casa, 
Mãe que às vezes ri, que às vezes chora...
Mãe que às vezes fala...
e às vezes cala...
À você,
Mãe que estimamos, Mãe que desconhecemos.
Mãe do filho que não é seu,
Mãe-Dindinha,
Mãe-Titia.
À você,
Princípio de todo AMOR,
Esta mensagem com carinho...
de
Uma mãe também.








CHÈRE MAMAN

Tu es comme une amitié éternelle.
Tu es comme un secret trop beau pour être gardé.
Tu es comme le début, la fin, et tout ce
qu'il y a au milieu.
Tu es comme le soleil qui m'éclaire
et me réchauffe.
Tu es comme un joli papillon au milieu
d'un champ.
Tu es comme un volume bien informé
d'une encyclopédie.
Tu es telle que tu es et je t'aime.




ANJO PROTETOR

Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:

Dizem que estarei sendo enviado à terra amanhã...
Como eu vou viver lá,
sendo assim tão pequeno e indefeso?"

DEUS:Entre muitos anjos,
eu escolhi um especial para você.
Estará lá te esperando e tomará conta de você.

CRIANÇA: Mas diga-me: Aqui no céu eu não faço
nada a não ser cantar e sorrir,o que é suficiente
para que eu seja feliz. Serei feliz lá?

DEUS:Seu anjo cantará e sorrirá
para você e,a cada dia, a cada instante,
você sentira o amor do seu anjo e será feliz.

CRIANÇA: Como poderei entender quando
falarem comigo se eu não conheço
a lingua que as pessoas falam?

DEUS: Com muita paciência e carinho,
seu anjo lhe ensinará a falar.

CRIANÇA: E o que farei
quando quiser te falar?

DEUS: Seu anjo juntará suas
mãos e lhe ensinará a rezar.

CRIANÇA: Eu ouvi dizer que na terra
há homens maus. Quem me protegerá?

DEUS: Seu anjo lhe defenderá,
mesmo que isto signifique arriscar a própria vida.

CRIANÇA: Mas eu serei sempre
triste porque não te verei mais.

DEUS: Seu anjo sempre lhe falará sobre
mim e lhe ensinará a maneira de vir
a mim e eu estarei sempre dentro de você.

Nesse momento havia muita paz no céu,
mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas.
A criança apressada pediu suavemente:

Deus, se eu estiver a ponto de ir agora,
diga-me por favor o nome do meu anjo.

DEUS: Você chamará seu anjo de MÃE.

Que você seja muito feliz.





Même si le lilas
A oublié de fleurir
Même si l'alouette
A oublié de chanter
Même si le soleil
A oublié de se montrer
Ouvre grand la fenêtre, maman...
Écoute le vent
Qui te porte un poème
Des milliers de "je t'aime".
Ouvre grand la fenêtre, maman...
Écoute encore le vent
Il t'apporte un baiser,
Celui de ton enfant.
Toi qui es toujours là pour moi...
En cette fête des mères
Je voulais te dire que je l'apprécie
Et que je t'aime !



O texto que se segue é realmente encantador pela clareza que coloca o tema da mãe que tantas vezes é mal compreendida pelos filhos, no esforço diário de amar e educar ao mesmo tempo:

MÃES MÁS


Um dia, quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes:

Eu os amei o suficiente para ter perguntado: onde vão, com quem vão e a que horas regressarão?

Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.

Eu os amei o suficiente para os fazer pagar as balas que tiraram da mercearia e os fazer dizer ao dono: "Nós roubamos isto ontem e queríamos pagar".

Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé junto de vocês 2 horas, enquanto limpavam o seu quarto; tarefa que eu teria realizado em 15 minutos.

Eu os amei o suficiente para os deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.

Eu os amei o suficiente para os deixar assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.

Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes não, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso. Essas eram as mais difíceis batalhas de todas.

Estou contente, venci... porque no final vocês venceram também! 

E qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, meus filhos vão lhes dizer quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era má:

 "Sim... Nossa mãe era má. Era a mãe mais má do mundo.

As outras crianças comiam doces no café e nós tínhamos de comer cereais, ovos e torradas. As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvete no almoço e nós tínhamos de comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. 

E ela obrigava-nos a jantar à mesa, bem diferente das outras mães, que deixavam os filhos comerem vendo televisão.

Ela insistia em saber onde nós estávamos a toda hora. Era quase uma prisão. 

Mamãe tinha que saber quem eram os nossos amigos e o que nós fazíamos com eles. Insistia que lhe disséssemos que íamos sair, mesmo que demorássemos só uma hora ou menos.

Nós tínhamos vergonha de admitir, mas ela violou as leis de trabalho infantil. 
Nós tínhamos de lavar a louça, fazer as camas, lavar a roupa, aprender a cozinhar, aspirar o chão, esvaziar o lixo e todo o tipo de trabalhos cruéis.

 Eu acho que ela nem dormia à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer.
Ela insistia sempre conosco para lhe dizermos a verdade, e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, ela até conseguia ler os nossos pensamentos.

A nossa vida era mesmo chata.

Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que nós saíssemos. Tinham de subir, bater à porta para ela os conhecer. Enquanto todos podiam sair à noite com 12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16.

Por causa da nossa mãe, nós perdemos imensas experiências da adolescência. Nenhum de nós esteve envolvido em atos de vandalismo, violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.

Foi tudo por causa dela. Agora que já saímos de casa, nós somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o nosso melhor para sermos "pais maus", tal como a nossa mãe foi.


Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje:
Não há suficientes Mães más...






"QUANDO DEUS FEZ A MULHER"



Quando Deus fez a mulher, já estava nas horas extras de seu sexto dia de trabalho. Um anjo apareceu e Lhe disse :
 - 'Por que gastas tanto tempo com esta?'

E o Senhor respondeu:
- 'Você viu minha 'Folha de Especificações' para ela? Deve ser completamente flexivel, porém não ser de plástico, ter mais de 200 partes móveis, todas arredondadas e macias e ser capaz de funcionar com uma dieta rigida, ter um colo que possa acomodar quatro crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho raspado até um coração ferido'

O anjo se maravilhou com os requisitos.
- E este é somente o modelo Standard? É muito trabalho para um só dia. Espere até amanhã para terminá-la, Senhor.

-" Não o farei, - protestou o Senhor. Estou muito perto de terminar esta criação, que é a favorita de Meu próprio coração. Ela já se cura sozinha, quando está doente e pode trabalhar 18 horas por dia."

O anjo se aproximou mais e tocou a mulher.
- Porém a fizeste tão suave, Senhor!

- É suave, disse Deus, porém a fiz também forte. Não tens idéia do que pode agüentar ou conseguir.
- 'Será capaz de pensar?' Perguntou o anjo.

Deus respondeu:
- 'Não somente será capaz de pensar, mas também de raciocinar e negociar, mesmo que pareça ser desligada ela prestará atenção em tudo o que for importante'.

Então, notando algo, o anjo estendeu a mão e tocou a pálpebra da mulher...
- 'Senhor, parece que este modelo tem um vazamento... Eu Te disse que estavas colocando muitas coisas nela".

- 'Isso não é nenhum vazamento... É uma lágrima', corrigiu-o o Senhor.

- 'Para que serve a lágrima?' Perguntou o anjo.

E Deus disse:
- 'As lágrimas são sua maneira de expressar seu amor, sua alegria, sua sorte, suas penas, seu desengano, sua solidão, seu sofrimento e seu orgulho".

Isto impressionou muito ao anjo.
- 'És um gênio, Senhor. Pensaste em tudo. A mulher é verdadeiramente maravilhosa".
- "Sim, ela é!
A mulher tem forças que maravilham os homens. Agüentam dificuldades,
 carregam grandes cargas físicas e emocionais, porém, têm amor e sorte.
Sorriem, quando querem gritar.
Cantam, quando querem chorar.
Choram, quando estão felizes e riem, quando estão nervosas.
Lutam pelo que acreditam.
Enfrentam a injustiça.
 Não aceitam 'não' como resposta, quando elas acreditam que haja uma solução melhor.
 Se privam, para que sua família possa ter algo.
Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir. Amam incondicionalmente quando seus filhos não triunfam e se alegram quando suas amizades conseguem prêmios.
São felizes, quando ouvem falar de um nascimento ou casamento.
 Seu coração se despedaça, quando morre uma amiga.
Sofrem com a perda de um ser querido, mas são ainda mais fortes quando pensam que já não há mais forças.
Sabem que um beijo e um abraço podem ajudar a curar um coração ferido.
Porém, há um defeito que não consegui corrigir:

'É que às vezes elas se esquecem o quanto valem.




ANTES DE SER MÃE...





 
Antes de ser mãe, eu fazia e comia os alimentos ainda quentes.
 Eu não tinha roupas manchadas, tinha calmas conversas ao telefone.

Antes de ser mãe, eu dormia o quanto eu queria, Nunca me preocupava com a hora de ir para a cama.
 Eu não me esquecia de escovar os cabelos e os dentes.


Antes de ser mãe, eu limpava minha casa todo dia. Eu não tropeçava em brinquedos e nem pensava em canções de ninar.
Antes de ser mãe, eu não me preocupava: Se minhas plantas eram venenosas ou não. Imunizações e vacinas então, eram coisas em que eu não pensava.

Antes de ser mãe, ninguém vomitou e nem fez xixi em mim,
Nem me beliscou sem nenhum cuidado, com dedinhos de unhas finas.

Antes de ser mãe, eu tinha controle sobre a minha mente, Meus pensamentos, meu corpo e meus sentimentos, e dormia a noite toda.
Antes de ser mãe,eu nunca tive que segurar uma criança chorando, para que médicos pudessem fazer testes ou aplicar injeções. Eu nunca
 chorei olhando pequeninos olhos que choravam. Nunca fiquei gloriosamente feliz com uma simples risadinha. Nem fiquei sentada horas e horas olhando um bebê dormindo.


Antes de ser mãe, eu nunca segurei uma criança, só por não querer afastar meu corpo do dela. Eu nunca senti meu coração se despedaçar, quando não pude estancar uma dor. Nunca imaginei que uma coisinha tão
pequenina, pudesse mudar tanto a minha vida e que pudesse amar alguém tanto assim.



E não sabia que eu adoraria ser mãe.

Antes de ser mãe, eu não conhecia a sensação, de ter meu coração fora do meu próprio corpo. Não conhecia a felicidade de alimentar um bebê faminto. 
Não conhecia esse laço que existe entre a mãe e a sua criança. E não imaginava que algo tão pequenino, pudesse fazer-me sentir tão importante.

Antes de ser mãe, eu nunca me levantei à noite toda , cada 10 minutos, para me certificar de que tudo estava bem. Nunca pude imaginar o calor, a alegria, o amor,a dor e a satisfação de ser uma mãe.

Eu não sabia que era capaz de ter sentimentos tão fortes.
Por tudo e, apesar de tudo, obrigada Deus, Por eu ser agora um alguém tão frágil e tão forte a mesmo tempo.


 Obrigada meu Deus, por permitir-me ser Mãe!





 Que Deus abençõe todas as mães e filhos...
À minha filha Aline, que hoje também é mãe, o meu abraço e meu beijo!






Avant d'être maman...


Je cuisinais et savourais de bons repas chauds;
Mes vêtements étaient toujours sans taches;
Je parlais tranquille des heures au téléphone;
Je faisais la grasse matinée quand je voulais;
Et je ne m'inquiétais pas de me coucher tard;
Je brossais mes cheveux et mes dents chaque jour;
Je rangeais la maison chaque matin;
Je n'avais jamais trébuché sur un jouet;
Ou oublié les mots d'une berceuse;

 Je ne m'inquiétais pas de savoir si mes plantes étaient toxiques;
Je n'avais jamais pensé aux vaccins;

On ne m'avait jamais vomi dessus, ni tiré les cheveux,
ni pincée avec des doigts minuscules;
J'avais toujours le contrôle de mon esprit, de mes pensées et de mon corps;
Je dormais chaque nuit;
Je n'avais jamais tenu dans mes bras un enfant qui hurlait pour
 que le médecin puisse lui donner une piqûre;

Je n'avais jamais pleuré en regardant des yeux en larmes;
Ni pensé qu'une simple grimace pourrait me rendre heureuse;
Je n'étais jamais restée debout tard dans la nuit pour admirer un bébé endormi;
Je n'avais jamais tenu un bébé endormi juste parce que je ne
voulais pas le mettre dans son lit;

Je n'avais jamais senti mon coeur se briser en miettes parce que je ne
pouvais pas soulager sa douleur;

Je n'avais jamais pensé que quelque chose d'aussi petit puisse tant déranger ma vie;

Je ne me doutais pas que je pourrais aimer quelqu'un à ce point;
J'ignorais que j'aimerais tant être maman;

Je ne connaissais pas le plaisir de donner à manger à un enfant affamé;
Je n'avais jamais connu ce lien unique entre une mère et son enfant;

Je ne m'étais jamais levée au milieu de la nuit aux 10 minutes
pour m'assurer que tout allait bien;

Je ne connaissais pas la chaleur, le bonheur, l'amour,
 le chagrin et la satisfaction d'être maman.


Aujourd'hui,  je sais... !

Merci maman !
Bonne fête des mères !













En vieillissant,
je réalise de plus en plus l'importance
que tu as dans ma vie.

De savoir que tu es là quand 
j'ai besoin de jaser ou besoin d'un petit conseil
me rassure énormément.

Et quand il m'arrive de dire des choses comme tu les dis toi...
ou de faire des gestes que tu emploies toi...
je réalise encore plus

qu'il y a un lien plus fort  que tout entre nous.

Bonne fête Maman !



Se vc tem a sua, que bom que possa visitá-la.
Se ela já "se foi" (como a minha), que bom que você, eu e meus irmãos podemos amá-la aonde quer que esteja.



Jornal Tribuna do Paraná - Ctba - 10/05/2009 às 00:00:00 - Atualizado em 09/05/2009 às 21:10:56

Visita de mãe


Lembro tão bem do perfume dos cabelos de minha mãe. Claros e ondulados, eles caíam sob os olhos quando ela costumava se abaixar pra me beijar no rosto. E o cheirinho bom, de sabonete comprado na farmácia, se espalhava pelo ambiente. Ela sempre foi uma mãe carinhosa e cheia de conselhos. Quando era bem pequeno, cercava-me de atenções e dizia para não ir à rua, porque o "velho do saco" poderia levar-me. Depois, quando comecei a frequentar a escola, acompanhava-me segurando pela mão, recomendando que não sujasse o guarda-pó branquinho e que obedecesse a professora.

Nas longas ausências do pai caminhoneiro, procurava preencher a lacuna que ele deixava. Não foram poucas as vezes que se sentou no chão para recortar papel de seda e colar na armação feita de paina madura - colhida no mato - usando cola feita com farinha de trigo. Habilidosa, fazia as melhores raias (pipas para quem não é curitibano) e saíamos às ruas, para empiná-las. Era diversão garantida! Nas noites de outono, céu estrelado, nós também nos deliciávamos ao soltar pequenos balões - os chinesinhos - para louvar as estrelas e os santos da época, Pedro, Antônio e João (nem me lembro se a era essa a ordem em que eles apareciam no calendário).

Minha memória olfativa está tão boa, que até o cheirinho da pipoca estourada com manteiga consigo sentir. Quantas e quantas vezes sentávamos no sofá desbotado, com a bacia de pipoca no colo, para contar as coisas do dia, falar das patetadas da família e rir escandalosamente das histórias mais engraçadas.

Quando começaram a aparecer os primeiros fios de bigode e a voz -maldita voz - ficava fina e ficava grossa descontroladamente, ela passou a alertar para os perigos da vida. Falou sobre as más companhias, sobre as bebidas, sobre a importância de estudar e de ser alguém na vida.

Incrível, ela fez tudo tão direitinho. E eu..,. eu..., bem..., fiz tudo muito errado. Lembro também das primeiras rugas de preocupação que provoquei ao redor dos olhos dela, quando comecei a chegar tarde em casa; quando furtei o primeiro carro; quando fumei o primeiro baseado. E ela foi murchando feito flor sem água a cada besteira que fiz. Os cabelos branquearam
e os olhos perderam a luz.

O corpo dela arcou-se, da noite pro dia, como se estivesse carregando nas costas todo o peso do mundo. Este peso sou eu.
Se pudesse voltar atrás; se tivesse uma única chance de reparar meus erros, me agarraria a ela com unhas e dentes, na esperança de outra vez poder ver seu doce sorriso.

Hoje milhares de filhos estarão visitando suas mães, levando flores e presentes, beijos e abraços. Eu também verei a minha, mas não posso presenteá-la com nada, além da vergonha de quanto a faço sofrer. Ela fica horas intermináveis na fila para entrar na cadeia, para me trazer um doce, um afago. Ainda me abraça. Vez por outra, me beija. Mas seus olhos estão opacos de tanto chorar. Num fio de voz, ainda me dá conselhos e diz que me espera em casa, de braços abertos, já perdoado.

Um dia, quem sabe....

Esta crônica é dedicada a todas as mães que amanhecem nas portas das penitenciárias nos fins de semana, faça sol ou faça chuva, numa concreta exibição do que é o amor incondicional.



TODA MULHER É MÃE!
 
Toda a mulher é mãe! Mesmo que nunca tenha gerado um filho,
mesmo que nunca venha gerá-lo,
toda mulher é mãe!

Primeiro, da boneca; mais tarde, do irmãozinho.
Casada, é mãe do marido antes de a ser dos filhos.
Sem filho, será mãe adotiva;
Entregará a alguém os benefícios do seu amor;
Os sobrinhos, os filhos alheios, os alunos, uma causa justa.

Quantas mulheres, que a vida não escolheu para a maternidade
De seus próprios filhos, não se tornam mães de suas próprias mães?
Quantas? Ou do pai? Ou do avô? A maternidade é irreprimível.

Como uma fonte de água que uma pedra obstruiu, ela vai brotar adiante.
Na guerra, a mulher é mãe dos feridos, mesmo que tenham outra bandeira 

e usem outro uniforme.
A maternidade não tem fronteiras, não tem cor, não tem preferências.
É das coisas que se bastam a si mesmas. Tem sua própria devoção: a esperança.
Tem sua própria ideologia: o Amor.


Mãe, Mater, Madre!

Toda mulher é mãe! 
 
Portanto , Feliz Dia das Mães!


À toutes mes amies qui sont mamans...je vous embrasse de tout mon coeur!
À todas as minhas amigas, que são mães, o meu abraço e um beijo pela data de hoje!
FELIZ DIA DAS MÃES!
11/05/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário