quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sep 19, '08 8:19 PM
for everyone
"CAMINHO DO VINHO"
Dia 17, fui fazer um passeio muito interessante com a turma da ginástica. Fomos conhecer o CAMINHO DO VINHO, na COLÔNIA MERGULHÃO, em São José dos Pinhais. O turismo rural é bem explorado e fomos visitar as adegas e restaurantes mantidos pelos agricultores descendentes de polonêses e italianos que colonizaram a região.
 "LE CHEMIN DU VIN"
Le 17, je suis allée faire une petite promenade, à la campagne, pour connaître "LE CHEMIN DU VIN". Faire du tourisme rural dans la région colonisée par italiens et polonais, qui jusqu'à nos jours suivent leurs traditions de faire du vin, du pain, du saucisse, du fromage, de la confiture,du yaourt, de la compote, du beurre, etc, dans leurs petites maisons.
COMO CHEGAR:
Às 8h00 da manhã já estávamos prontas para pegar o ônibus escolar que nos levaria para a aventura de vinhos e muita comida boa!
A primeira parada foi na Colônia Muricy, para visitarmos a igrejinha datada de 1910. Uma gracinha! A pintura de seu interior é singela e delicada!

A entrada do Cemitério

Que bonitinha!

Fazia um friozinho! Um ventinho geladoooooo! Mas, logo estaremos nas adegas saboreando um vinhozinho da colônia para aquecer!
Il faisait froid!! Mais on arrivera bientôt aux caves pour goûter du vin produit par les paysans.
O interior da igrejinha

A delicadeza da pintura do teto e  o coro.

O altar mór

Os altares laterais

O púlpito

Fizemos nossas orações nessa simpática igrejinha e partimos rumo a Colônia Mergulhão, no Caminho do Vinho.

A parada seguinte foi numa casa típica polonesa, que foi feita sem o uso de pregos. Apenas encaixes das tábuas.
 Muito interessante!
Aqui a proprietária vai abrir um café colonial polonês.

Maison typique de paysan polonais, où on n'y utilisait pas des clous.

La guide Rosana, déguisée en vêtement typique italien, en train d'entrer dans la petite maison.
Nossa guia Rosana, vestida em traje típico italiano, conhece bem a história da região pois sua família residia aqui. Seu sogro e alguns parentes ainda residem.

O poço e o paiol ao fundo

Na casa, a parte construída em alvenaria será demolida, pois isso a descaracterizou.

Em detalhe a maneira como as tábuas são encaixadas, o que dispensava os pregos. A vedação era feita com areia ou terra e óleo de baleia.

As glicínias lindas e perfumadas enfeitam a varanda da casa.

O que mais se observa é o capricho de todos, mantendo tudo bem gramado limpo e florido.

No paiol restaurado, vende-se produtos da terra e artesanato produzido pelos moradores.

Finda a visita, dalí seguimos para a primeira visita a uma adega. Obaaaaaaaa!!

Adega Bortolan
Eu e a guia já vamos entrar!
O vinho vai ser servido! Heeeeeee!
Vinho tinto...branco...rosé...seco...suave...doce...
Hummmmm!

Acham que eu ia voltar de mãos vazias? Claro que não!
Olha aqui a minha garrrafa!

O Mapa do Caminho do Vinho estava num quadro na parede.

Logo em frente outra adega, a do Vô Vito:

Lá vou eu para mais uma "degustação". Hummmmm! Nada mal!

A decoração:

Na parede muitas fotos, entre elas uma do Vô Vito com o ator Paulo Silvino, que segundo ele tem uma propriedade na região.

Esse aqui é o simpático dono da adega o Vô Vito

Todas estão adorando o passeio! As mãos já portam sacolinhas  cheias de vinhos, geléias, manteiga, compotas, queijos, etc.
Já eram quase meio dia e o almoço que já está pronto e quentinho nos aguarda na
CHÁCARA BELLA VITE

O lugar é verdejantemente lindo!
Há muitos chalés (diária completa por 70,00 e pernoite por 30,00).

As refeições são servidas no local que antes era o curral (esquecí-me de tirar foto) e foi transformado em restaurante.
Plaquinhas com o nome das vaquinhas da propriedade, enfeitam as paredes.
A comida caseira italiana, servida num fogão à lenha estava deliciosa:
Risoto, frango frito, carne de porco, linguiça, polenta frita, madalena, macarrão, farofa de brócolis, pirogue, peixe frito, maionese, saladas.
De sobremesa: pudim de leite e sagú.
Preço:15,00 por pessoa.
Nham! Nham! Nham!..Olha a gula!
Almoçamos e ficamos por alí curtindo a paisagem de pinheiros e sentindo o perfume das flores de laranjeira.

Um gracioso Cata-vento  movia-se alegremente.

É prazeiroso ficar ouvindo os pássaros, olhando os pinheiros, respirando o ar puro.

A orquídea florida enfeita e alegra a natureza exuberante!

Os pinheiros embelezam toda a região com sua magestosidade.

Tudo alí estava tão agradável que D. Mercedes (94 anos) não queria mais subir no ônibus para continuarmos o passeio. Foi preciso que Janaína inventasse uma mentirinha para que ela concordasse em partir.

A visita seguinte foi a uma propriedade onde há um pequeno museu, mantido pelo proprietário, com doações dos moradores. Quase deixamos a dona Mercedes lá! Hihihihihhi! Que maldade!
A expectativa era chegar a adega do marido de Rosana, que segundo ela faz o melhor salaminho do Caminho do Vinho.
Esta casa era do avô da nossa guia

Na maioria das adegas, são os filhos que estão tocando o negócio que começou com os pais ou avós.

Logo em frente fica a casa do sogro de Rosana. O Vô Dide, nos recebeu com simpatia e até deu mudas de flores (jonquille)do seu jardim para algumas de nós (eu inclusive).

Mais vinho, mais queijo, salaminho, pão caseiro quentinho saindo do forno...a turma se regalava!
Falando em queijo....nem precisa dizer que comprei pão e um queijinho e que vou comê-lo todinho sozinha!

Que queijinho gostooooooso!
Que saudades de minha terrinha, Minas gerais!!!
Carroça típica que era usada pelos imigrantes, para transportar seus produtos para vendê-los na cidade.
Eu e Elvira

Na casa e adega da família, foi nossa última parada no que dizia respeito a vinhos e outras guloseimas.
Em seguida,  a aventura foi  num "Colha e Pague", onde pudemos colher verduras por 0,75.
Eu comprei brócolis e cebolinha.

Nous sommes allées à un androit, où on pouvait cueillir des crudités. Il y avait: du chou, de la carotte, de la beterrave, du brocolis, etc.
Ensuite, pour finir la journée, nous sommes allées prendre de la glace, fait pour l'épouse d'un paysan.
Nous sommes arrivées à Curitiba a 18:00h.
La journée a été super!!!!!

Para findar o passeio com a boquinha doce, paramos num armazém que também vende um delicioso sorvete feito pela esposa do proprietário.
Entre os sabores escolhí os que não conhecia: Nata com abacaxí ao vinho e Creme com uvas ao vinho. Gostei mais desse último. Estava muito bom mesmo! Hummmmm!
Alí na pracinha onde fica o Portal do caminho do Vinho e a Casa da Cultura, encerramos o nosso passeio.

Nas Casas da Cultura, das 2 colônias, oferece-se cursos de artesanato e culinária, acordeon, etc.
 Tem também uma pequena biblioteca

O PORTAL do Caminho do Vinho é bem bonito.

Chegamos em Curitiba já eram 6 horas da tarde.
Ah! Foi um passeio muito agradável! O tempo ajudou e o dia ficou bonito para nossa alegria.

Voltei para casa bem admirada e contente por tudo que ví!
Tudo isso que visitamos, fica na zona rural, onde o turismo está sendo bem explorado, com o apoio dos governos municipal e estadual. Esse é o caminho certo!
O colono trabalha na lavoura durante a semana e nos finais de semana atende o turista que busca uma outra forma de lazer mais saudável e em contato com a natureza.
Isso lhe proporciona mais uma fonte de renda e o ajuda a fixar-se no campo, em vez de buscar trabalho nas cidades o que nem sempre lhe é o mais razoável e nem a melhor opção.
Daí eu fico aqui pensando...que pena que lá na minha cidade de Pedralva e região, onde temos tanta beleza e tanta coisa boa e gostosa, iniciativas como essa ainda não sairam do papel.