quarta-feira, 17 de outubro de 2012

"CANÇÃO DA TARDE- CHANSON DU SOIR"


"Canção da Tarde"
Caminho do campo verde
estrada depois de estrada.
Cerca de flores, palmeiras,
serra azul, água calada.

Eu ando sozinha
no meio do vale.
Mas a tarde é minha.

Meus pés vão pisando a terra
Que é a imagem da minha vida:
tão vazia, mas tão bela,
tão certa, mas tão perdida!

Eu ando sozinha
por cima de pedras.
Mas a tarde é minha.

Os meus passos no caminho
são como os passos da lua;
vou chegando, vai fugindo,
minha alma é a sombra da tua.

Eu ando sozinha
por dentro de bosques.
Mas a fonte é minha.

De tanto olhar para longe,
não vejo o que passa perto,
meu peito é puro deserto.
Subo monte, desço monte.

Eu ando sozinha
ao longo da noite.
Mas a estrela é minha.

©Cecília Meireles
"Chanson du Soir"
Chemin du champs vert
route après route
mur de fleurs,des palmiers,
montaigne bleu, l'eau muette.
Je marche seule
au milieu du vallée.
Mais le soir est mien.
Mes pieds pressent la terre
qui est l'image de ma vie:
si vide, mais si belle,
si droite, mais si perdue!
Je marche seule
sur les pierres.
Mais le soir est mien.
Mes pas dans le chemin
Sont comme les pas de la lune;
en arrivant, en fuyant,
Mon âme est l'ombre de la tienne.
Je marche seule
dans le bois.
Mais la source est mienne.
De tant regarder loin,
je ne vois qui se passe près de moi.
ma poitrine est toute un desert.
Je monte la colline, je la descends.
Je marche seule
au cours de la nuit.
Mais l'étoile est mienne.
Cecília Meireles

Cecilia Meireles 
Biografia de Cecilia Meireles, momentos importantes de sua vida, atuação literária, livros,
poesias e poemas de Cecilia Meireles, prêmios
 Uma das grandes representantes da literatura brasileira
Cecília Meireles é uma das grandes escritoras da literatura brasileira. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades. Nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro e seu nome completo era Cecília Benevides de Carvalho Meireles.
Sua infância foi marcada pela dor e solidão, pois perdeu a mãe com apenas três anos de idade e o pai não chegou a conhecer (morreu antes de seu nascimento). Foi criada pela avó Dona Jacinta. Por volta dos nove anos de idade, Cecília começou a escrever suas primeiras poesias.  
Formou-se professora (cursou a Escola Normal) e com apenas 18 anos de idade, no ano de 1919, publicou seu primeiro livro “Espectro” (vários poemas de caráter simbolista). Embora fosse o auge do Modernismo, a jovem poetisa foi fortemente influenciada pelo movimento literário simbolista. 
No ano de 1922, Cecília casou-se com o pintor Fernando Correia Dias. Com ele, a escritora teve três filhas.  
Sua formação como professora e interesse pela educação levou-a a fundar a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro no ano de 1934. Escreveu várias obras na área de literatura infantil como, por exemplo, “O cavalinho branco”, “Colar de Carolina”, “Sonhos de menina”, “O menino azul”, entre outros. Estes poemas infantis são marcados pela musicalidade (uma das principais características de sua poesia). 
O marido suicidou-se em 1936, após vários anos de sofrimento por depressão. O novo casamento de Cecília aconteceu somente em 1940, quando conheceu o engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira.  
No ano de 1939, Cecília publicou o livro Viagem. A beleza das poesias trouxe-lhe um grande reconhecimento dos leitores e também dos acadêmicos da área de literaura. Com este livro, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. 
Cecília faleceu em sua cidade natal no dia 9 de novembro de 1964.  
Nota:
1)- Fotos de minha terra - Pedralva ( Bairro Campestre) - MG - Cidade dos Gêmeos.
2)- PPS com lindas imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário